Sobre o I ENCJ

APRESENTAÇÃO

A fim de fortalecer e consolidar a atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente(CJs) no Brasil, propõe-se a realização do I Encontro Nacional dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, momento em que se buscará dar continuidade ao processo de estímulo e envolvimento juvenil para atuação organizada nas causas socioambientais.

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente são grupos que se organizam em cada Unidade Federativa (UF) com o intuito de articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas (trans)formadoras com base no princípio “agir local e pensar global”.

Com 10 anos de história, os CJs já conseguiram mobilizar e sensibilizar milhares de jovens por onde passou e se estabeleceu, demonstrando fôlego, garra e energia para contribuir com a construção de uma sociedade sustentável, mais justa e equitativa.

Nesta caminhada, os CJs realizaram diversos projetos, eventos e processos formativos, além de participar de diversos espaços de controle social ou de articulação política, em especial, com o intuito de fortalecer estrategicamente a Educação Ambiental.

Este é um ano importante para o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente por vários motivos, dentre eles, a realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e a consolidação do Programa Nacional de Juventude pelo Meio Ambiente (PNJMA), que são eventos e processos estratégicos em que se inserem os CJs e que convergem com a atuação local destes movimentos.

Dessa forma, a realização do I ENCJ mobilizará e organizará os Coletivos Jovens de Meio Ambiente para uma atuação de base de modo a (re)conhecer e (re)significar suas Identidades no Brasil, buscando fortalecer desta forma as políticas de juventude e de meio ambiente no país, contribuindo com a formação crítica de outros jovens, incentivando-os a estabelecer uma relação responsável com o ambiente e com a sociedade a partir do "agir local" e do "pensar global".
Sobre a história dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs)

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente foram concebidos inicialmente como conselhos a partir de uma proposta de garantia de participação das juventudes em todo processo da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em meio ao contexto da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) e na construção de políticas públicas na área ambiental, garantindo-lhes voz e voto nas tomadas de decisões, coerência com posturas éticas de juventude, com jovens e para jovens, interação e parceria entre jovens e instituições que compunham as comissões organizadoras dos processos de conferência nos Estados.

A estruturação dos CJs foi realizada a partir de um intenso processo de articulação e de diálogo, entre diversas organizações de juventudes. Ao longo deste processo, diversas vezes o caráter consultivo desses conselhos foi apontado como não coerente, não refletindo seu real sentido, uma vez que tinha como intenção o vínculo com as comissões organizadoras, criadas apenas para um evento. Um conselho, por definição, pressupõe hierarquias, um caráter de representação e dinâmica de funcionamento que não supria as demandas dessas juventudes. Desse modo, os Conselhos Jovens passaram por um processo de reflexão e análise, que, por fim, culminaram na re-identificação destes jovens enquanto Coletivos Jovens. Esse novo caráter passou a assegurar aos jovens espaços efetivos de participação em processos para além das Conferências.

A intenção passa a ser a efetiva construção de uma sociedade sustentável, justa e igual para todos, baseada nas realidades das diversas comunidades e regiões e no diálogo entre esses Coletivos Jovens. Uma reestruturação política, necessária, para aprofundar a reflexão e participação das juventudes, em especial, na construção de políticas públicas e no trabalho de base, de/para/com jovens.

Deste modo, os CJs, além de envolver os que já atuavam na área ambiental, passaram a favorecer a “chegada” de outros jovens nesse processo, aqueles que já ouviram falar sobre meio ambiente, mas que ainda não sentiram vontade de envolver-se com esse assunto.

Atuar em Rede faz parte do cotidiano dos Coletivos Jovens, que se articulam nacionalmente na Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - REJUMA e também compõem em suas vertentes, a malha da Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA, além de outros espaços de articulação da Educação Ambiental nos Estados como as Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental - CIEAs, Conselhos de Juventude, Fóruns e Redes Locais.

Do mesmo modo, os Coletivos Jovens de Meio Ambiente tratam a Educação Ambiental como eixo-condutor no processo de (trans)formação de indivíduos e coletivos potencializando, fomentando e fortalecendo as diversas juventudes no Brasil e constituindo espaços concretos de articulação e mobilização destes atores sociais em prol de um mundo sustentável. Esta ação vem se dando principalmente com o enraizamento do movimento nos estados, com os CJs presentes em todas as Unidades Federativas do País, atuando de acordo com suas realidades.


JUSTIFICATIVA

O texto-base do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente aponta a existência de uma crise civilizatória composta pelo atual modelo de desenvolvimento “caracterizado como predatório, injusto e excludente levando à escassez dos recursos naturais” e coloca a juventude como protagonista no desafio de “implementar o paradigma da sustentabilidade que consiste em garantir um desenvolvimento ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável, incorporando questões relativas a ética, política e cultura”.

Considerando esses aspectos, acredita-se que as várias e múltiplas experiências dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil, que atuam de acordo com as realidades locais (regionais, estaduais e/ou municipais) condizentes com a característica continental e culturalmente plural do país, podem contribuir com a ressignificação das práticas de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à incorporação dos princípios da Educação Ambiental humanista, holística, sensibilizadora e (trans)formadora que agrega a valorização da diversidade na construção coletiva de uma sociedade verdadeiramente sustentável, por meio da inserção da juventude como sujeito de sua própria história, aqueles que concebem modelos e ideais e os executam em prol da coletividade.

Tais premissas podem ser percebidas nos 10 anos de história dos CJs. Foram centenas de encontros, formações, projetos e ações desenvolvidas e mobilizadas pelos CJs, atendendo, sensibilizando e (trans)formando milhares de jovens a partir dos princípios que norteiam o movimento: "jovem educa jovem","jovem escolhe jovem" e "uma geração aprende com a outra". Acredita-se que esses processos contribuem efetivamente com a construção de uma sociedade mais sustentável.

De outro modo, os CJs também têm se envolvido significativamente no contexto das políticas públicas posicionando-se de forma propositiva e, muitas vezes, assessorando os governos (Municipais, Estaduais e o Governo Federal), principalmente nas questões de educação, meio ambiente e juventude, além de ocupar espaços políticos e de controle social.

Isto porque os jovens militantes dos CJs carregam consigo o ideal de que um outro mundo é possível e por onde passam buscam envolver outros jovens numa rede de transformação socioambiental, interferindo estrategicamente e sensibilizando pessoas no serviço público, nas universidades, nas igrejas, nas escolas, nas empresas e em todos os outros espaços onde se inserem para além de sua atuação no grupo.

Assim, dando a sua contribuição militante, no sentido de fortalecer e intensificar novas visões (trans)formadoras na construção de sociedades sustentáveis, sensibilizando e compartilhando experiências em todos os seus ambientes de vivência e atuação, sejam eles, familiares, sociais, educacionais ou profissionais.

Essa atuação, embora já contundente, pode ser potencializada com a ressignificação das identidades dos CJs e com a troca de experiências entre os grupos organizados nas diversas UFs, o que caracteriza a importância de reunir esses movimentos em momentos de (re)encontros que possibilitem ainda o fortalecimento organizacional e estrutural para além dos encontros informais já realizados durante anos anteriores em outros grandes eventos, fóruns e conferências.
OBJETIVO GERAL

Consolidar a(s) identidade(s) dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil, fortalecendo sua organização e atuação nos Estados por meio de estratégias de gestão, formação e comunicação, possibilitando desdobramentos e intervenções transformadoras em âmbito local e global.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Comemorar, registrar e dar visibilidade aos processos de (trans)formação provocados pela atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente ao longo de seus 10 anos de história, promovendo assim a troca de experiências no movimento;
  • reconhecer e (re)significar a(s) Identidade(s) dos CJs, possibilitando a construção da Carta de Princípios dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil;
  • fortalecer e fomentar os CJs por meio de sua organização, garantindo a renovação de lideranças no movimento;
  • fortalecer a atuação dos CJs em âmbito nacional no contexto da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade – REJUMA;
  • fomentar e envolver os CJs no debate e acompanhamento da política pública de juventude e meio ambiente;
  • construir Planos de Ação Estaduais, no intuito de avançar nas práticas, metodologias e processos de atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

ONDE E QUANDO


LOCAL:
Pousada dos Pirineus e Comunidade Educacional de Pirenópolis
Pirenópolis - Goiás - Brasil.

DATA:
16 a 20 de dezembro de 2013.


O Coletivo jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) tem o prazer de declarar que aceita o desafio de ser o Estado que irá receber esse evento de grande importância para o movimento. Todos os membros aceitaram o desafio e ficaram muito animados com o mesmo. Vamos juntos fazer o evento inesquecível #CJ10anos


PROGRAMAÇÃO GERAL DO ENCONTRO NACIONAL DOS COLETIVOS JOVENS DE MEIO AMBIENTE



SEGUNDA-FEIRA - DIA 16
16h00 às 17h30 - Roda de Abertura com a Participação dos Parceiros
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pireneus

17h30 às 19h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus

19h00 - Mística em Comemoração aos 10 anos dos CJs
LOCAL: Área da 
Pousada dos Pireneus

20h00 - Espetáculo: “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola” com o PROJETO BOCA DO LIXO - (CJ Anápolis-GO) - www.projetobocadolixo.tk

Movidos pela vontade de mudança uma trupe do cerrado no interior de Goiás embarca em uma aventura por diferentes culturas, vivenciando histórias e brincadeiras populares representadas pela figura do matuto goiano. O resultado dessa empreitada mostra a constante transformação do espetáculo que vai “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola”.

Ficha Técnica: Duração: 1 hora / Gênero: Circo, Música, Teatro e Boneco / Direção: José Clodoaldo B. de Carvalho / Classificação etária: todas as idades / Texto- Concepção: Grupo Boca do Lixo / Trilha Sonora: Grupo Boca do Lixo / Figurinos: José Salu / Cenário: Grupo Boca do Lixo.
LOCAL: Pousada dos Pirineus

21h30 - Show com CAMERATA CAIPIRA
(Pirenópolis-GO/Brasília-DF) - www.cameratacaipira.com

Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif e Bosco Oliveira, apresentam um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados em uma versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão. Utilizando-se da viola caipira, cavaquinho, e violões de 6 e 7 cordas, o Camerata Caipira vem provar que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se à invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.
LOCAL: Pousada dos Pirineus


TERÇA-FEIRA - DIA 17
08h00 às 11h00 - BATE-PAPO ENTRE OS CJS. COMO ESTAMOS EM NOSSO ESTADO?
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus

11h00 às 12h00 - BATE-PAPO E ARTICULAÇÃO REGIONAL
LOCAL: Área Livre na Pousada dos Pirineus

12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus

14h00 às 16h00 - Vivência e Diálogo: TRANSVERSALIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUAÇÃO DOS CJS
LOCAL: Coreto e Área Livre da COEPi.

16h30 às 18h30 - RODA DE CONVERSA: CJS E SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO – COMUNICAÇÃO, REDES E CONEXÕES
LOCAL: Sala Baru - COEPi.

18h30 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus

20h00 - Sarau Ambiental

Palco aberto para os participantes do ENCJ e artistas da cidade de Pirenópolis com animação de Isabella Rovo - COEPi e apresentações diversas ( música, poesia, dança, circo, improvisos e imprevistos).
LOCAL: Pousada dos Pireneus


QUARTA-FEIRA - DIA 18
08h00 às 12h00 - Momento Identidade

O Momento Identidade busca (re)significar a(s) Identidade(s) dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente partindo de questões norteadoras que promovam uma reflexão que parte do nível pessoal para o nível do coletivo provocando a construção da Carta de Princípios dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil.
LOCAL: Auditório/Salas - Pousada dos Pirineus

12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus

14h00 às 18h00 - Círculos de Diálogos sobre Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus

18h00 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus


20h00 às 21h00 - Roda de Capoeira Só Angola com Alex Botega e Mestre Vermelho (Pirenópolis-GO)


21h00 às 22h00 - Apresentação Mamulengo Sem Fronteiras e Fuzuê Teatro de Bonecos (Brasília-DF)

MAMULENGO FUZUÊ
(Brasília-DF) - www.mamulengofuzue.com.br
Thiago de Francisco – Coordenador e Ator Brincante. Idealizador do Mamulengo Fuzuê. É ator brincante, palhaço, bonequeiro e pesquisador, com repertório de números tradicionais de esquetes, mágica, ventriloquia e mamulengo. Com o Palhaço Canção, já percorreu diversos estados brasileiros.
LOCAL: Coreto da COEPi

MAMULENGO SEM FRONTEIRAS
(Brasília-DF) – www.mamulegossemfronteira.blogspot.com.br

Walter Cedro. Ator, diretor, músico, pesquisador de teatro de bonecos e coordenador do grupo de teatro Mamulengo sem Fronteiras. Participante do Festival Internacional de Teatro de Bonecos Titirimundi – Espanha, em 2004. Agraciado com o Prêmio Tuxauas, em 2009. Foi membro titular da Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC) do Ministério da Cultura 2011/2012. Atua em projetos sociais com apresentações e oficina para crianças em escolas e eventos regionais.
LOCAL: Coreto da COEPi

QUINTA-FEIRA - DIA 19
08h00 às 9h00 - Círculos de aprendizagem coletiva
LOCAL:Sala Baru e Coreto - COEPi

9h00 às 12h00 - Momento Perspectivas

Momento para identificação de prioridades do CJ nos próximos anos, como bandeiras de luta e ações futuras (Plano de Ação Nacional).
LOCAL: Sala Baru e Coreto - COEPi.

12h00 às 14h00 - Almoço
Local: Restaurante da Pousada dos Pireneus

14h00 às 16h00 - Diálogo sobre o PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
presentação institucional do Programa, pelo Ministério da Educação.
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus

16h15 às 18h15 - Diálogo Governo e Sociedade PNJMA - CJs e suas contribuições às Políticas Públicas
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus

18h15 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus

20h00 - Feira de Trocas
Momento de Integração para trocas de lembranças entre os participantes.
Local: Pousada dos Pirineus


SEXTA-FEIRA - DIA 20
08h00 às 09h00 - Até mais
Local: Pousada dos Pireneus
10h00 - Dia de Campo
Atividades opcionais para Visita Guiada e Vivências em Pirenópolis/GO.



COORDENAÇÃO NACIONAL: 
- Damaris Paz - AM (Coordenadora Geral)
- Adrielle Saldanha - RJ
- Carlos Gouvêia - CJ-PA
- Diogo Damasceno - GO
- Luana Mello - PR
- Tiago Lincka - RN
- Tadeu Costa - GO
- Wilberth Silva - ES

COORDENAÇÃO LOCAL: 
Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás

Comissão de Infraestrutura
- Maíra Cruvinel (coordenadora)
- Luanna Guimarães
- Andréia Fonseca
- Ilana Leal

Comissão de Metodologia 
- Walker Meykom (coordenador)
- Thais Cruvinel
- Giivago Oliveira

Comissão de Captação de Recursos e Parcerias
- Diogo Damasceno (coordenador)
- Tadeu Costa

Comissão de Comunicação
- João Damásio (coordenador)
- João Pedro Vieira
- Alexandre Alves

Comissão de Animação e Mobilização
- Thais Mamede (coordenadora)
- Natanny Cardoso

SECRETARIA E GESTÃO FINANCEIRA:
Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) - www.coepi.org.br
- Isabella Rovo
- Patricia Ferraz
- Rossana Gehlen

PARCERIA: - REJUMA - www.rejuma.org.br



Você está ajudando a realizar este 
ENCONTRO!

  1. João Damásio da Silva Neto
  2. Maria Izabel A. M. Birolli
  3. Isis Volpi
  4. Diêgo Lôbo
  5. Jorge Amaro de Souza Borges
  6. Isabelle Azevedo Ferreira
  7. Larissa Dantas de Lima
  8. Monique Maia
  9. Michèle Sato
  10. Rachel Trajber
  11. Rosemeire Mateus
  12. Thaís Lourenço Cruvinel
  13. Camilla Oliveira Muniz
  14. Thyllensck Ferreira
  15. Deise Cristina de Araújo
  16. Eula Lôbo
  17. Tadeu Ribeiro da Costa
  18. Luis Carlos Ramos da Costa
  19. Vera Lucia Lucena Ribeiro da Costa
  20. Jonney Abreu
  21. Suely Martins de Souza
  22. Joana Aguiar
  23. Gayzon Rodrigues
  24. Eládio Morais de Oliveira
  25. Maria de Luzia Oliveira
  26. Andreia P. Rissardo Lujan
  27. Tiago Lincka
  28. Luanna Elis Guimarães
  29. Mara Emilia Gomes Gonçalves
  30. Raiza Goulão Henrique
  31. Rosana Campanholo
  32. Lohanny Carvalho
  33. Rosane Regis 
  34. Fernanda Domingos da Silva
  35. Ana Carla Franco
  36. Kleiton Bueno Bezerra da Silva
  37. Orismar Parreira Costa 
  38. Marccella Lopes Berte 


Sua participação tem sido fundamental para consolidar o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente no Brasil! Agradecemos cada apoio dedicado a este processo. Caso já tenha colaborado e seu nome ainda não conste em nossa lista, nos avise, pois sem você nada disto estaria sendo possível!

Obrigad@!

encj.organizacao@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário