domingo, 13 de julho de 2014

Dia da Terra movimentou o Brasil e os CJs

A comemoração ao dia da Terra foi realizada em diversos países do mundo. No Brasil não poderia ser diferente, diversos grupos e organizações se reuniram em locais públicos para homenagear o nosso Planeta. Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente também se organizaram e fizeram uma programação especial: as cidades foram Pirenópolis e Goiânia em Goiás, Cuiabá(MT), Ares(RN), Iranduba(AM) e Macapá (AP).
Solicitamos que os membros de cada CJ produzissem seu relato para socializarmos como foi em cada localidade.

Em Pirenópolis no estado de Goiás foi feito um encontro especial que chamamos de "Encontro Piquenique com Cinema" com a temática Mudanças Climáticas aconteceu na sede da Comunidade Educacional de Pirenópolis no dia 26 de abril de 2014.


A primeira atividade foi uma oficina "As dinâmicas da Rede: O meu papel frente as Mudanças Climáticas", coordenada por Alexandre Alves que tinha por objetivo fazer os participantes se sentirem como responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e seres com capacidade de atuação para mudar. No final dessa dinâmica cada um se comprometeu em mudar um hábito que é prejudicial ao meio ambiente. A outra atividade foi a exibição de cinco filmes que tinha como temática as ações das pessoas frente ao meio ambiente e as mudanças climáticas, em seguida foi feito uma breve discussão sobre os assuntos dos vídeos, essa atividade foi coordenada por Ilana Leal, simultaneamente foi feito um piquenique que foi preparado de forma coletiva com alimentos que os participantes levaram. Para encerrar, o momento avaliação em que os participantes pontuaram o que sentiram e levaram como aprendizado. 




Na cidade de Goiânia no estado de Goiás foi feito um Sábado no Parque com a participação de Suzana Martins, Thaís Cruvinel, João Damasio e a amiga, Jordana. Relatado por Thaís Cruvinel.


Esperamos no local combinado até 15h45, como não reconhecemos ninguém que havia confirmado, decidimos descer para a grama atrás da Assembleia Legislativa e fazer nosso piquenique e conversar. 
Suzana comentou sobre o curso de Reiki que está fazendo e fez em mim. Partilhamos sobre a experiência e partimos para as pautas de trabalho. 


Foi sugerido que o CJ participe das manifestações sobre o transporte público. Pensamos em fazer duplas de trabalho para viabilizar as ações que temos previstas aqui. Lemos o levantamento de ações que eu enviei e decidimos compartilhar aqui e no face pra que formemos as duplas de trabalho. 

1. Sábado no Parque em Comemoração ao Dia da Terra (Realizado!)
a. Preparar atividade do dia 26/04
b. Convidar Rosa Viana
c. Convidar delegados
d. Convidar pessoas interessadas em conhecer ou participar do CJ
e. Mobilizar os membros de Goiânia e redondeza

2. Sábado no Parque / Reuniões Gerais
a. Definir frequência / criar calendário
b. Definir responsáveis pela organização de cada dia

3. AJA
a. Definir data e local (Já definidos: 17/05/14 no Senac Cora Coralina)
b. Criar programação e metodologia (Feito por João e Adenevaldo)
c. Fazer check-list. Providenciar recursos, materias e equipe necessária. Reservar local.
d. Mobilizar pessoas e organizações

4. Ciclos e Caminhos
a. Finalizar conteúdo da formação
b. Agendar formação em Rubiataba, Matrinchã, etc
c. Verificar possibilidades de carona para municípios interessados

d. Enviar carta para delegados
e. Planejar ações de pós-conferência em Goiânia
f. Dar sequência aos projetos idealizados no VI EEJMA-GO (Mais Educação-Goiânia, projeto de Piri, projeto de Rubiataba)

5. Ação em parceria com o PEA-SEDUC (Perguntei a Keli sobre a ação. Ela disse que se houver a possibilidade de realização vai nos chamar para uma reunião, porém as coisas estão bem difíceis lá para a EA. Eles estão tentando focar no uso do recurso que sobrou da conferência, fizeram o documento para viabilizar um pós-conferência e agora estão aguardando a tramitação)
(Projetos Ensino Médio Inovador – Parceria com o CJ.)
a. Entender o funcionamento do projeto
b. Criar proposta metodológica e outras necessidades
c. Apresentar proposta para SEDUC

6. Parceria com a WEB Rádio Água (Tadeu, João e eu nos reunimos para fechar a proposta no feriado, 01/05. Precisei sair antes do fim da reunião, mas acredito que a proposta esteja finalizada)
a. Fazer relato da reunião
b. Encaminhar relato
e proposta para CJ-GO e REIA-GO
c. Responder Willbur e consolidar a parceria



Na cidade de Cuiabá no Mato Grosso quem fez o relato foi a Juliane Botelho, no dia 26 de abril por volta das 14 horas chego no Parque Mãe Bonifácia, pra dar uma olhada em como estava o local que marquei com a galera (o casarão... que por sinal esta em reforma...) e meditar um pouco sobre a vida em contato com a natureza e tudo aquilo que fazemos neste mundo enquanto pessoas humanas. Enquanto refletia, chamava positivamente em pensamento, pessoas para participar desse momento de confraternização pelo Dia da Terra... Eu já sabia que algumas pessoas não poderiam comparecer, mas eu sabia que teriam muitas pessoas no parque fazendo outro tipo de atividade e que poderiam agregar ao Dia da Terra também!! E não deu outra, pois não é que num dado momento um grupo de dez jovens entre 8 e 14 anos, se aproximaram de mim por causa de uma aposta! É uma Aposta! Eu já estava de olho nelas... Pensando em como iria fazer uma abordagem que não fosse tão chata e adulta e sim atrativa! Mas aconteceu tão naturalmente que deixei rolar como um Lindo Presente que Deus e Gaia proporcionou para o Dia.

 Com muita curiosidade, fui abordada com um monte de perguntas pelas crianças, mas com calma e jeitinho... levamos para o caminho que levava a concretização do objetivo de estar ali! Fizemos uma dinâmica de apresentação, onde me apresentei e pude conhecê-los um pouco. Todos amigos, estudantes de 3 escolas diferentes, com energia para brincar o dia todo sem parar! Disseram seus nomes, idade, onde estudavam, o que estavam fazendo ali, e o que imaginavam que era o Dia da Terra!!! E foi bem divertido, porque eles demonstraram com brincadeiras e cambalhotas quem eram e o que gostavam de fazer... Brincar!
Estavam ali para passear pelo parque e fazer um piquenique, assim como eu... hehehehe.. o que acabou nos unindo mais!!
Expliquei que estava ali já havia um tempo, e na esperança que eles se aproximassem, e muito feliz e surpresa com compartilhar esse lindo momento com eles... Contei lhes um pouco da história do Dia da Terra, e começamos a falar sobre o que eles achavam do meio ambiente e da educação ambiental nas escolas deles. Vimos juntos que uma solução, é dar valor aos momentos de brincar enquanto crianças! Ir ao parque com os amigos... Jogar peteca! Respeitar os pais! Não jogar lixo na rua! Descobrir uma matéria de escola que gosta mais! Juntos refletimos sobre algumas coisas que eu fazia quando era criança que hoje em dia não vejo muito outras crianças fazendo. E falamos também sobre os tipos de programas de TV que eles assistem, e me surpreendi quando umas das mocinhas disse que assiste o canal cultura e futura!! Teca na TV, Castelo RáTimBum, As trigêmeas, são desenhos antigos, que educam!!
Hora de dança circular! e brincadeiras... heheheh Dançamos Mãe Terra!!! deixei a câmera nas mãos de uma delas, e fizeram a festa!
 
Finalizamos com o piquenique... humm.. e a caminhada até a saída do parque.. As galerinha gostou muito, pediram pra fazermos de novo! E também pra entrar em contato com as escolas, pra gente conversar sobre a Com-Vida! Isso foi muito gratificante!
Esse foi nosso Dia da Terra 2014 em Cuiabá - Sábado no Parque com a Garotada!!!
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‪#‎DiadaTerra‬!!


Na cidade de Ares no Rio Grande do Norte, em comemoração ao dia da Terra foi feito uma celebração nas escolas do município com uma palestra sobre mudanças climáticas e depois assistiram a um vídeo sobre a mesma temática, com a parceria da secretaria de educação e de meio ambiente do município e do coletivo jovem de meio ambiente. Participaram do evento cerca de 150 pessoas envolvendo crianças, jovens, pais, alguns professores e funcionários da escola.

Na cidade de Iranduba no Amazonas, o CJ-AM se reuniu na varanda da casa de um dos membros no dia 27 de abril de 2014. A reunião começou com uma mística de reflexão sobre o Dia da Terra, da necessidade de proteção e cuidado ao planeta. A Carta de Princípios do CJ foi lida coletivamente para reafirmação dos princípios do grupo. Leu-se também a poesia Utopia de Dom João Casaldáliga.
Seguiu-se a pauta com as discussões já planejadas. No embalar da animação a ideia de realização do 3º Encontro Estadual do CJ-AM, a ser realizado no pós Copa. Até as tarefas foram divididas para o encontro ser no estilo coletivo! O foco vai ser formação com base nas artes e a Educação Ambiental para a região amazônica.

Na cidade de Macapá no Amapá, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do estado se reuniu em um piquenique com uma roda de conversa sobre o dia da terra denominado "sábado no parque com o CJ", para discutir com outros jovens assuntos envolvendo essa data que foi no dia 03 de maio de 2014. O momento aconteceu no Parque do Forte, em frente a Fortaleza de São José de Macapá e contou com dois membros do CJ-AP (Bárbara Cardoso e Charly Sanches) além de outros nove jovens sendo três deles (Bruno César, Thais Marianne e Gabriele Luini) acadêmicos de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dois (Endrel Wesley e Loany Sabriny) do Instituto Federal de ciências e tecnologias do Amapá, dois (Marrie Gabriele e Shirley Coelho) dos processos da IV CNIJMA e dois jovens do programa Juventude Livre Sim (Mônica e Denílson). 

A conversa teve início às 17 horas, foram propostos três tópicos principais para aprofundar as discussões, sendo eles: “Qual a importância do Dia da Terra?”, “Com que intuito foi criada a data?”, “Qual a relação homem e terra hoje em dia?”. Quem começou com a palavra foi o membro do Coletivo Jovem AP, Charly Sanches. O mesmo disse que era um momento de interação dos jovens que ali estavam, então fez o momento de apresentação dos jovens e em seguida a primeira pergunta para a conversa: “Qual a importância do Dia da Terra?”. O primeiro jovem a falar foi o acadêmico de Ciências Ambientais Bruno César, ele falou que o dia da terra é um momento de reflexão para as pessoas pensarem nos maus atos que praticam com o planeta e tentarem mudar suas ações. Endrel Wesley do IFAP concordou com as palavras de Bruno César e disse que também é importante para alertar as pessoas para que tentem mitigar os danos que fizeram ao nosso planeta.
Loany Sabriny do IFAP disse que era uma data que devia ser mais abordada, principalmente pelas instituições de ensino pois é uma data desconhecida pela maioria da população, mas que tem uma importância de alerta e reflexão. Marrie Gabriele da Escola Estadual Carmelita do Carmo confessou que ela mesma não sabia da data e que gostaria de uma maior divulgação, principalmente nas escolas. Barbara Cardoso disse que gostou das respostas dos jovens e que o Dia da Terra deve ser lembrando, pois também é celebrar a vida. Em seguida Charly Sanches novamente tomou a palavra. Ele falou sobre a importância da divulgação da data e em seguida jogou a segunda pergunta na conversa: “Com que intuito foi criada a data?”. Charly explicou que a data foi criada em 22 de Abril de 1970 pelo Senador Americano Gaylord Nelson. Bruno Cesar tomou para si a palavra e disse que o intuito é fazer com que as pessoas reflitam e criem uma consciência ambiental e de preferência o mais rápido possível, pois cada vez mais os problemas ambientais se agravam. Gabriele Luini da UNIFAP disse que a data tem um intuito de tocar as pessoas para as questões ambientais e criar um pensamento comum de cuidar do planeta, pois no momento é o que se precisa fazer. O Denílson do programa Juventude Livre Sim disse que estava fazendo um trabalho de conscientização com algumas turmas por questões acadêmicas e que tentar conscientizar a população era o intuito do Senador que criou o Dia da Terra e que devemos tomar isso para si, nos conscientizando primeiramente e tentando levar isso para as pessoas ao redor. Os que não falaram concordaram com as outras falas. Charly Sanches disse que estava gostando do que estava vendo ali naquela roda de conversa.
A terceira pergunta foi feita pela Bárbara Cardoso: "Qual a relação homem e terra hoje em dia?". Bruno César começou falando novamente e disse que percebe que essa relação parece muitas vezes com o parisitismo, onde o "parasita homem" consome da terra o que precisa e vai matando a mesma.  Loany Sabriny concordou com Bruno Cesar. Endrel Wesley disse que é uma relação pela maiorias das pessoas de aproveitamento e posse do planeta. Onde só causam os danos, sendo que não percebem que continuarão precisando dele e por isso devemos cuidar. Marrie citou exemplos como o desmatamento e poluição. Gabriele Luini falou que temos que repensar o que a Terra significa para nós e pra que serve e disse que serve para a vida. Thais comentou sobre a relação que deveríamos ter com o Planeta, respeitando o mesmo, agradecendo por nos proporcionar vida.
Logo em seguida lancharam e continuaram a conversa tratando de outros assuntos como educação ambiental, água e depois músicas e conversas fora do tema ambiental. O piquenique teve término às 18h 30.

sábado, 21 de junho de 2014

CJ Piri realiza planejamento estratégico para o segundo semestre de 2014

       
Um Forte e caloroso abraço coletivo para encerrar o planejamento estratégico.

O grupo que participou do encontro planejamento.

 O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás regional Pirenópolis se reuniu na última sexta feira, dia 20 de junho de 2014 para um encontro especial de planejamento das futuras ações a serem realizadas nesse segundo semestre, além disso tópicos como comunicação interna e externa, reuniões, horários, etc  foram debatidos.
O Encontro que reuniu cerca de 15 jovens inciou os trabalhos com algumas brincadeiras e dinâmicas visando descontrair e entrosar ainda mais o grupo, após esse momento foi dado inicio as atividades referentes ao planejamento, o primeiro tópico a ser debatido foi: das atuais ações que o CJ realiza ou já realizou pelo menos uma vez o grupo tem interesse de continuar a realizar, além de estabelecer uma gama de ações a serem realizadas, esse momento é de suma importância para se entender o que cada um tem mais interesse em realizar dentro do CJ além de democratizar a escolha das ações a serem realizadas.            
O segundo momento foi dedicado a sugestões de ações a serem realizadas abrindo espaço para que vários tópicos possam ser debatidos, além de saber mais sobre o interesse de cada um, na sequência foi hora de debater os temas reuniões e comunicação tanto interna quanto externa, no que tange as nossas reuniões foi levantado o que os jovens querem das reuniões, o que pode ser feito nas reuniões, levantando sugestões e possibilidades de diferentes modelos de reuniões, no que tange a comunicação tópicos sobre como vamos nos comunicar internamente, como vamos divulgar nossas ações, como vamos divulgar os resultados das ações, etc encerrado os debates e feitos todos os levantamentos que foram anotados para serem avaliados em uma futura reunião para se escolher as prioridades e como serão realizadas essas ações.      
Acabado o planejamento estratégico, claro com um forte e caloroso abraço coletivo, era de hora de comemorar pois além de ser encontro planejamento esse dia marca o 80º encontro do CJ Piri no ano de 2014, o que é um grande orgulho para os membros, e para comemorar nada melhor que uma pizzada feita com ingredientes trazidos pelos próprios jovens que participaram do planejamento, para acompanhar a pizzada o grupo teve a oportunidade de aprender muito sobre fauna do cerrado com uma palestra do biólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB) Rogério Dias que enfatizou a fauna de Pirenópolis apresentando várias fotos e realizando uma conversa bem dinâmica com os participantes, além de tratar da fauna, Rogério conversou bastante sobre um problema de muitos locais: a pavimentação de estradas que fragmenta ecossistemas e causa impactos muito prejudiciais a nossa fauna, depois da palestra o grupo encerrou o evento bastante animado com as futuras ações nesse segundo semestre.    
 
Rogério Dias explica sobre a fauna do cerrado enfatizando os animais avistados em Pirenópolis.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Consulta aberta para contribuições ao Programa Nacional Escolas Sustentáveis até dia 18/06

Coletivos Jovens de Meio Ambiente espalhados pelo Brasil, o Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão / Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania / Coordenação Geral de Educação Ambiental disponibilizou o link do texto do Programa Nacional Escolas Sustentáveis(PNES) para consulta pública até 18/06/2014 https://drive.google.com/file/d/0B0W7JKEkeDaSYzFHS3JNZzhFZEU/edit?usp=sharing
caso tenha sugestões ao texto como alterar, incluir, substituir ou suprimir faça indicando a página, parágrafo e linha. E pode ser feito de duas formas
1.  Utilizar o botão “comments” do google drive para inserir um comentário (o botão encontra-se no canto superior à direita)
ou
2. Encaminhar
suas sugestões diretamente para o e-mail: ea@mec.gov.br
Para maiores esclarecimentos: ea@mec.gov.br e/ou tel. (61) 2022-9192.



A carta de Princípios do CJ que foi elaborada no I ENCJ está nas referências do PNES. Uma conquista da juventude ambientalista e um reconhecimento do Poder Público em relação a nossa atuação na Educação Ambiental, como parceiro na implementação de COM-VIDAS nas Escolas e na construção da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Para dar mais conteúdo e formação para os CJs, disponibilizamos outros textos e publicações que auxiliam no entendimento do Programa Nacional Escolas Sustentáveis.


Redes – Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-
organização. WWF-BRASIL. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/publicacoes_educacao_ambiental/?3960

Programa Municípios Educadores Sustentáveis. 2005. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/103-serie-repertorios-da-ea



Coletivos Jovens de Meio Ambiente: Manual Orientador. 2005. Ministériodo Meio Ambiente. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/103-serie-repertorios-da-ea

Formando Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola. 2004. Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/103-serie-repertorios-da-ea

Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-
nos para pensar e agir em tempos e mudanças socioambientais globais. 2012. Ministério da Educação. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=6F738C9CF42A30B0&resid=6F738C9CF42A30B0%21461&app=WordPdf

Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Disponível em: http://www.aspea.org/TratadoEducAmbientInt7Abr.pdf

Pronea e Legislação sobre Educação Ambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea

Criando Habitats na Escola Sustentável. Lucia Legan.2009. Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=6F738C9CF42A30B0&resid=6F738C9CF42A30B0%21470&app=WordPdf

Escolas Sustentáveis: Incubadoras de Transformações nas comunidades. TRAJBER, R.; SATO, M. 2010. Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=6F738C9CF42A30B0&resid=6F738C9CF42A30B0%21471&app=WordPdf



Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. GUIMARÃES,M.; SOARES, A.M.D.; CARVALHO, N.A.O.; BARRETO, M.P. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n77/a04v2977.pdf

Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente Fábio Deboni, Soraia Silva de Mello e Rachel Trajber. 26-32 p. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. - n. 4 (Jul. 2009). Disponível em: http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_4.pdf

sábado, 7 de junho de 2014

Desafio Poético da Semana do Meio Ambiente

Tema: meio ambiente


É uma semana,
é Meia semana
Meio do que?
de quem?
Para Quem?
Ambiente
de dentro
de fora
do ventre
da flora
da vida
do mato
do canto
e do aplauso!!
Aqui
Ali
Agora!
Viva Caipora!!
- Respeite meu amigo!!
Nossa Gaia.
Uni-te aos seus semelhantes
e faça do Ser
que vive em Você
Natureza!!

(Juliane Botelho Ricaldes )
=========================
Meio
inteiro
meio
doente
remanescente
que sente
o cuidado
do homem
ausente
o homem
sem mente
que age
e mente
não planta
semente
destrói
a gente
o meio
ambiente.

(Tiago Lincka)
======================
Meio pedaço de mim
de um todo
ou um meio sim
meio em que vivo
és inteiro, sem fim
vivo inteiramente o meio
um meio de viver
pelo meio
pelo inteiro
por você
pelo outro
por mim
no início,
no meio
no fim."

(Tiago Lincka)
====================
Meio
pedaço
de chão
suspiros
(des)prendem
quimeras
em forma
de sonhos.
Meio
Metade
Ambiente
Sorriso
refletido
sentido
no mar.
(Des)Humanos
semeam
lagrimas
da Mãe gaia
no solo
seco
no fim
no meio
no começo,
Escorrem
friamente
no coração
da semente
no caminho
da vida.

(Luana de Mello)
===============
O que é Um(a) semana?
O que é Um dia?
O que é Um?

A Água não tem dono,
nem deveria
A Terra já "têm",
quem diria
O Ar já estão a tentar,
que hipocrisia
O Fogo ninguém pode dominar,
e ao tentar se queimaria

Somos todos Um,
Feitos de Água,
Fluindo na mesma Terra compartilhada,
Conectados pelo Ar,
Compartilhando de um mesmo Fogo Sagrado.

Que hoje e sempre,
sejamos a cada momento,
mais ambiente,
mais cores,
mais amor,
mais compaixão,
mais conectados e unidos,
levando mais Água e energia,
a toda e qualquer forma de vida!

Des(vende)-se a si mesmo,
a vida não têm preço
nem a sua, nem a minha, nem nenhuma
mais vida para vida
viva hoje!

A natureza faz tudo sem-fazer
faz por ser
e é porque faz
leva e traz
sem colocar nome/logo no que faz.

(Viva hoje ativismo)
===========================
Por favor
Me respeitem
Sou o meio ambiente
Meio que nada!
Eu Sou todo
Camarada
Eu não quero ser meio
Quero ser inteiro
Quero floresta verde
E Mar azul
Animais livres na mata
Elefantes soltos nas savanas
índios andando nus
Quero você nadando na água limpa
Igual a Iara
Quero que beba na nascente a água cristalina
E fale bem alto igual uma taquara
Com seu caule oco
Grite e ecoem
Meu grito de socorro
Não quero meio
Quero todo o ambiente.

(Anissima)
=====================
Eu sou o meio ambiente.

Sou a vida
Águia
Luz
Semente
Sou o meio ambiente.

Sem mim a e vida é dura
É secura
E desventura
O mundo fica quente
Eu sou o meio ambiente.

Eu sou o solo fértil
O alimento
A Sombra
E o equilíbrio presente
Eu sou o meio ambiente.

Quem me cuida tem pra sempre
A boa vida presente
O mundo alegre e contente
Os pássaros, rio e nascente,
E o futuro permanente
Eu sou o meio ambiente.

(Domfiuza) 
======================
Quem bebe desta água?
Serão pessoas iguais a mim?

Meu fogo, meu espirito, queima.
Minha forma, minha água, afoga.
Minha terra, meu corpo, me cura.
Meu ar, meu livre, me move.

O quinto elemento?
O coração....
Este não consegue bater....
longe da razão.

Em tempos onde o carinho , de longe quer a mudança
tenta por todo jeito cobrir e acalmar o oprimido
chora por não ver hora de começar a andança
deixar pra trás um sorriso, e aquele que um dia chamou de amigo.

Da luta o poder do povo!
Da união mais poder de novo!
De nosso coletivo unido,
Mais momentos reflexivos.

Longe de achar na poesia
Algo que alguém diria
Uma solução latente.
Tento sentir como essa gente
Que sofre, ama e dorme
Que luta sonha e sofre
E que em meio a batalha
Se cala, conforma
Desiste!
A quem diga que não falei de meio ambiente,
mas no meio de tanta gente
queria sentir de fato
a luta expressa no ato!

(Kleiton Bezerra da Silva)