sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tem caipira sequestrando moto-serra... um pessoal do CJ

- “Tem caipira sequestrando moto-serra”
- “Uau!! Que massa, e quem são?”
- “Um pessoal do Coletivo Jovem, muito legal”
- “E como faz pra participar?”



Foi assim que eu descobri o movimento, por coincidência. Meu primeiro ano de graduação e um grupo de amigos que dividiam as mesmas idéias, foram elementos essenciais nessa imersão no que eu chamo de Movimento da Juventude Ambientalista. Alguns meses depois fomos “convocados” para a I Conferência Estadual Infanto Juvenil de Meio Ambiente, este era o ano de 2008.
Lá conheci outros caipiras, caiçaras e metropolitanos. Não sei bem explicar o que aconteceu, mas a relação que estabelemos entre nós de compromisso,respeito e alegria foi mais do que suficiente pra me encantar. Foram 3 dias de trabalho intenso, com 2 hrs dormidas por dia, e alguns breves GIN’s. Os delegados tambem foram um caso a parte, me despertaram pra necessidade da Educação para a luta de um anticorpo de gaia.

Bom, desde então sou um Caipira assumido. Foram até aqui 5 anos de muito aprendizado, muitos processos políticos importantes, descobertas e redescobertas, aprofundamento conceitual, conflitos, encontros e reencontros, relações com outros movimentos sociais e muitas discussões. Acho que o CJ-Caipira foi e é, pra mim, uma grande escola temporária e autônoma e me ensinou que é preciso nunca parar de aprender. 

Um comentário: