terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pós-2015: Coletivo Jovem no Rio de Janeiro


No dia 10 de fevereiro de 2014 nosso amigo Jannyellson do CJ-Piauí desembarcou na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro para representar os Coletivos Jovens do Brasil, nos Diálogos Sociais: desenvolvimento sustentável na Agenda Pós-2015 – construindo a perspectiva do Brasil. 

O coletivo Jovem de Meio Ambiente à convite da Presidência da República participa hoje dia 11 de fevereiro de 2014 dos Diálogos sociais, evento este com a intenção de conversar com a sociedade o futuro sustentável do nosso País. 

"A Secretaria-Geral da Presidência da República, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), têm a honra de convidá-lo(a) a participar do evento“Diálogos Sociais: desenvolvimento sustentável na Agenda Pós-2015 – construindo a perspectiva do Brasil”. O encontro será realizado no Centro Rio+, localizado no Parque Tecnológico da  Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, no dia 11 de fevereiro de 2014.

Terão início, em março de 2014, as negociações internacionais que definirão uma nova agenda global de desenvolvimento, estabelecendo objetivos de desenvolvimento sustentáveis. Para o Brasil, os temas tratados têm importância estratégica e apresentam uma série de desafios e oportunidades. Nesse contexto, esse evento pretende dar sequência e ampliar o processo de diálogo estabelecido entre representantes da sociedade civil e do governo brasileiros sobre o desenvolvimento sustentável, em dinâmica que privilegiará a participação dos movimentos e organizações presentes." (Trecho do e-mail convite recebido dia 21/01 com pedido de resposta até 24/01)

Tendo em vista o processo do evento: Diálogos sociais: Desenvolvimento sustentável na Agenda pós-2015 que visa abrir o diálogo com a sociedade civil e assim permitir o Governo saber o que é que a mesma pensa sobre tudo isso. Já que esse evento é um dos resultados da Rio+20. Na verdade é a continuidade dela por parte do Governo Federal (o que não é mais que Obrigação do mesmo). Nós enquanto CJ's militantes, temos a oportunidade de se apropriar deste espaço e participar desse momento decisório importante, pois o que será discutido ocasionará um efeito positivo ou não pro futuro do nosso mundo! Estamos falando de sustentabilidade, de desenvolvimento, de ações obtidas dos Objetivos do Milênio, uma luta que tá sendo travado por milhares de jovens no mundo! E assim como segue os nossos princípios de Jovem cuida de  Jovem e uma Geração aprende com a Outra. Estamos discutindo o nosso futuro já que também somos a nova geração deste país. Em um processo de decisão a participação é um Direito e não um Privilégio! Jannyellson Watson
 Os objetivos do encontro são:


  • Levantar contribuições da sociedade civil para subsidiar a posição a ser defendida pelo governo brasileiro nas discussões sobre a agenda de desenvolvimento Pós-2015 (revisão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável);
  • Identificar recomendações/sugestões para a efetiva participação da sociedade civil brasileira ao longo do processo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário