terça-feira, 3 de setembro de 2013

CJ-AM representado na Conferência de Meio Ambiente

Eleger um delegado e pautar como prioridade o Programa de Juventude e Meio Ambiente foram os principais resultados da participação do CJ Amazonas na Conferência Estadual de Meio Ambiente, nos dias 28 a 30 de agosto, na Universidade Luterana de Manaus.
Foto do CJ-AM. O delegado David Franklin está de azul, ao fundo.
Com a temática dos resíduos sólidos, as Conferências ocorrem em todos os Estados e os CJs estão presentes. "Pude ver nos grupos de trabalho que vários municípios aprovaram propostas voltadas para as juventudes do nosso estado. Foi difícil convencer os outros delegados da importância dessa proposta, mas no fim, as demandas vindas dos municípios foi um importante instrumento para a aprovação", conta o estudante de engenharia florestal, David Franklin, 21, delegado eleito que representará o CJ-AM na Conferência Nacional de Meio Ambiente.


Franklin foi eleito como delegado pelo interior do Estado e cita ainda uma irregularidade com base no regulamento da Conferência. "Não foi respeitada a paridade entre a capital e o interior. A falta de representação do interior na etapa nacional trará grandes prejuízos ao conhecimento da realidade da gestão dos resíduos sólidos no Amazonas e da forma de adequação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nas enormes diferenças geográficas, sociais e econômicas existentes no estado do Amazonas", cita.

Programa de Juventude e Meio Ambiente
Durante anos, os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, bem como outros coletivos e movimentos relacionados à temática pautam e articulam as necessidades em prol de um Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Recentemente, foi realizada uma consulta pública fechando os trabalhos de um GT Interministerial constituído pela SNJ, MEC e MMA. Pontuar essa demanda como prioridade nas Conferências de Meio Ambiente é um passo importante para a institucionalização do Programa.

E no seu Estado, você está acompanhando as Conferências? E o andamento do Programa? Compartilhe sua experiência nos comentários ou mesmo envie sua notícia!


Um comentário:

  1. Caro amigo

    A preocupação com a vida,
    deveria ser o objetivo
    principal de governos, escolas e igrejas.
    A Terra nos habita,
    e é preciso que se aprenda
    esta lição.

    Que a alegria dance
    em tua vida apaixonadamente.

    ResponderExcluir