quarta-feira, 18 de setembro de 2013

No CJ, conheci diversos jovens, troquei contatos, experiências...

Eu conheci o CJ em 2011 através de um trabalho no Núcleo de Educação Ambiental da UFSC. Um colega de trabalho que trabalha muitos anos nessa área me pediu para ajudá-lo na criação de um CJ em Itapema-SC por conta de uma Unidade de Conservação que estava para ser criada na cidade. Como a mesma ocupava 50% da área da cidade vimos a importância de conscientizar os jovens sobre a biodiversidade presente na cidade deles. Comecei então a ir atras desses jovens que fazem parte dessa bonita rede que é o CJ e ficamos sabendo do 2ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu em Brasília. Conheci diversos jovens, troquei contatos, experiências e voltei pra Floripa disposta a saber se SC tinha um CJ. Fiquei sabendo que a um tempo atrás teve mas que ultimamente não se tinha mais contato desses jovens. No ano seguinte, a secretaria de educação entrou em contato com o NEAmb para saber se poderíamos representar o CJ SC no Encontro de Juventude e Educação para sustentabilidade no Rio. Através deste conheci o Jhonatan, que fez parte do CJ Goias e que agora morava em Itajaí. Nesta viagem em uma reunião da região sul começamos a contestar sobre quem é CJ e refletir sobre o trabalho que fazemos, mesmo como grupo como nós, NEAmb, Juventude e Meio Ambiente da BP3 não somos chamados de Coletivos Jovens, mas seguimos os mesmos princípios. Depois desse encontro comecei a participar de diversos eventos e a secretaria me ligou para que eu e o Jhonatan fizéssemos parte da comissão organizadora da conferência infantojuvenil como representantes do CJ. Fiquei super feliz com o convite e vi a necessidade de fortalecermos um CJ aqui em Santa Catarina. Assim que a conferência acabar, eu e o Jhonatan vamos nos reunir e reunir os pequenos grupos de juventude e meio ambiente do estado para crescer essa rede e voltarmos a ativa. Valeu galera. Sempre um prazer trabalhar e rever vocês dos CJs do Brasil.

#CJ10anos #vidalongaaocj

Por Denise Rufino (CJ-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário