sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Na aprendizagem coletiva transformando indivíduos e coletivos

Conheci o Coletivo Jovem através de dois brothers, muito envolvido com a questão ambiental e que já desenvolvia atividades relacionada a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Foi então que descobri que me encaixava no perfil, uma vez que já corria no meu sangue o encanto pela natureza. Logo, percebi que a sociedade como um todo é atravessada por heterogeneidades estruturais e por um padrão muito acentuado de desigualdades socioeconômicas e que o desrespeito com a Terra se agrava e cada vez piores as ações humanas o degradam sua beleza natural e os ecossistemas. Foi a partir daí que me dediquei a me envolver com jovens e adolescente na região onde morava e que depois germinou o Coletivo Jovem Ribeirinho, onde trabalhamos questões ambientais, construindo um processo de engajamento social, politico, cultural e ético respeitando as diversidades e atento para sustentabilidade.

A questão central que me motivou a me envolver no CJ, foram seus princípios norteadores: jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra. Princípios que remetem a questão da formação como “carro-chefe” de um processo de aprendizagem compartilhada conduzida para a transformação de indivíduos e coletivos.
O Cj teve forte influencia na minha vida e a sua ideologia me levou a formação acadêmica, que pudesse contribuir para um meio ambiente ecologicamente e equilibrado defendendo e preservando para as futuras gerações.

Por Odiel Postigo (CJ-RO)

Um comentário:

  1. Grande Odiel, ajudou muito na integração de outro pensamento comunitário e sobre a integração com o meio ambiente no Coletivo Jovem pela Sustentabilidade de Rondônia assim que criou junto com Sândila e Ademilton o Coletivo Jovem Ribeirinho. Foi e é muito importante fortalecer nossos laços. Parabéns Odiel, você é um cara marcante e que faz toda diferença por onde passsa. Faremos ainda muitas outras transformaçoes juntos. Força na Luta

    ResponderExcluir