domingo, 16 de fevereiro de 2014

Vivendo a Educação Ambiental em Pirenópolis

 
Rolou entre os dias 14 a 15 de fevereiro na COEPi (Comunidade Educacional de Pirenópolis), o I Encontro Municipal de Juventude pelo Meio Ambiente de Pirenópolis, onde reuniu participantes atuais e jovens que podem vir a participar do movimento.

A abertura aconteceu na sexta-feira, 14, com o “momento apresentação dos participantes”, que teve como facilitador Tadeu Ribeiro. Quatro perguntas foram apresentadas ao grupo, sendo elas: “Quem eu sou?”, “Como eu me vejo na comunidade?”, “O que eu tenho feito para mudar o mundo e a realidade da minha cidade?” e, por fim, “O que eu gosto?”. Ambas foram respondidas por cada participante tanto em forma de desenho, texto, palavra ou até mesmo gesto.

Logo depois de todas as respostas serem lidas e comentadas, foi feita uma dinâmica chamada “Você gosta de mim?”. Uma roda foi feita, deixando uma pessoa de fora. Ela teria de chegar em alguém da roda e perguntar “Você gosta de mim?”. A pessoa escolhida podia escolher entre sim ou não e dizer o porque. Quem identificasse com a resposta, trocava de lugar.

Após o momento de descontração, veio o “Apresentando o encontro e parceiros”, facilitado por Ilana e João Pedro. Os dois apresentaram o objetivo - fortalecer o Coletivo Jovem de Meio Ambiente e fazer com que as pessoas vivam a educação ambiental em sua plenitude para formar cidadãos críticos, conscientes e emancipados -, a justificativa - levantar debates sobre problemas ambientais e praticar ações que visam a sensibilização dos jovens e comunidade para a questão ambiental-, e por fim, a parceira do evento - A COEPi, que os membros do CJ-Piri descreve como “sua segunda casa”.

O “Conhecendo o Coletivo Jovem” veio logo depois, sob a facilitação de Alexandre Alves. Ele falou sobre a história do movimento e também sobre as ações que o CJ-Piri tem praticado localmente. Depois, Tadeu Ribeiro fez o momento expectativa, onde ouviu o que cada pessoa espera com o evento e o que pretendem fazer depois - ações de reflorestamento foram apresentadas.

Por fim, veio o tão aguardado e famoso “Abraço Coletivo”. Em círculo, todos cantaram a música “Espiralando”, se abraçaram e pularam coletivamente. Momento lindo para quem é membro e novo para quem acaba de conhecer.

O segundo dia foi aberto com a mensagem da Thaís Cruvinel, do CJ Goiânia, que descobriu que sua mãe tem grande possibilidade de estar doente. O CJ piri, é claro, reuniu-se para responder com uma mensagem de apoio para ela e sua família neste momento difícil. #ForçaThais!

Logo depois do envio da mensagem, o grupo deu uma volta na COEPi para conhecer o espaço e aprender um pouco sobre sustentabilidade. O momento foi facilitado por Alexandre Alves, Gregory Machado e Ilana Leal. Sem esquecer da participação do Alex Fonseca, que trabalha no local e é Diretor Administrativo da COEPi. Muito conhecimento foi compartilhado!

Após a caminhada, Alexandre Alves apresentou o que vem acontecendo com o nosso planeta. A música “3° do Plural”, do Engenheiros do Hawaii, foi executada durante uma conversa sobre consumismo.

Após o almoço, aconteceu uma oficina de Pufs sob a facilitação de Alexandre Alves e João Pedro. 32 garrafas pets foram utilizadas para a fabricação do assento. Depois da finalização, cada participante posou sentado nele com a bandeira do CJ-Piri.

Vera Lucena comandou o momento “Soltando os músculos e preparando a mente”, onde apresentou alguns exercícios, dentre eles a criação de uma “nova bandeira do Brasil”. O grupo estava livre para desenhar e escrever o que quisesse. “+ Amor”, “+ Coletividade”, “+ Paz”, “+ Carinho”, “- Racismo”, foram algumas das palavras colocadas nela. Para encerrar o momento, ela distribuiu uma vela para cada pessoa do grupo e as acendeu logo em seguida, deixando uma lembrancinha e uma mensagem. Foi lindo!

Uma entrevista foi feita com um dos participantes por Ilana e João Pedro no momento “Gravando o Alerta Jovem”, 15 minutos que o CJ tem dentro do programa da COEPi na rádio. Ela será executada no programa desta quinta-feira, 20.

O segundo dia foi encerrado com um lanche: cachorro quente e suco - preparado pelos participantes.

 Com direito a pipoca e suco, o terceiro dia começou com uma exibição de quatro curtas com o tema “Ervas medicinais e benzedores”, apresentados por Tadeu Ribeiro. Ambos foram comentados pelo grupo durante e após a exibição. Rolou identificação e até emoção!

O momento avaliação veio logo em seguida, onde os participantes apresentaram suas opiniões sobre o encontro. Um papel foi distribuído para cada participante onde foram colocados suas observações. Elas foram lidas logo em seguida. Não teve um que não gostou!


O encontro encerrou com um novo e forte “abraço coletivo”.

Relatado por João Pedro (CJ-Piri)

Um comentário:

  1. How!! que emoção ler essa postagem Tadeu... Muito bom saber que boas brisas estão circulando por Piri... Que o CJ- Piri cresça e se fortaleça dentro de sua diversidade! Abraço coletivo direto de MT \o/

    ResponderExcluir