terça-feira, 24 de dezembro de 2013

"No encontro eu vi..."

Por Fábio Jordão (CJ-RN)

No encontro, eu vi... Jovens de todo canto, do norte ao sul desse país. Pude ver as inúmeras adversidades nas chegadas de todos à grandiosa festa. Percebi que trabalhando em grupo, unificamos problemas e integramos forças para um bem comum.

Lá se via personalidades, jeitos e manias, correntes de pensamentos, ideias e atitudes diferentes, lá se via História, em sua essência. Uma história de luta, de conquistas, de enfraquecimentos, mas de ascensões avassaladoras.

No encontro, eu vi... trocas de saberes. Ah sim, vi o compartilhamento de pensamentos e ideais. O mundo parecia estar ali, entre nós. E lá estava, um mundo que construímos, repleto de culturas enriquecedoras, de vivências encantadoras.

As discussões foram um tanto exaustivas, mas sem dúvida alguma, construtivas! Por vezes, tomavam rumos lineares, isso mesmo. Não tinha fim! Alguns desentendimentos, divergências políticas, busca pelo protagonismo, geraram insatisfações que, ficaram evidentes em falas que buscavam manter a ordem. O exímio dom de saber ouvir, deveria prevalecer, pois PQP, ninguém falou que seria fácil.

No encontro, tive a graça de presenciar, as exposições, as jornadas de cada galhinho da árvore “Coletivo Jovem Brasil”. Falamos sobre o que enfrentamos, como também o que construímos. Quais foram as lutas, as batalhas, as intervenções? A resposta resplandecia no aspecto de cada um, em olhares profundos sobre pessoas que retratam o que é o Coletivo Jovem e, como ele chegou a sua primeira década de existência.

Movimento social, ou Política pública? Ambos, ou nenhum? Tudo, ou nada? E foi surgindo um afável consenso, pois reinou não a doutrina do “ser”, mas sim, a efervescência do “se sentir”. Não havia papéis hierárquicos, nem roteiro algum. O encontro era nosso. Digno de esforços incomensuráveis de pessoas que sem dúvida, jamais sairão do meu coração. Um Hoooow pra todos vocês e pra todos nós.

As dinâmicas e atividades lúdicas... como poderia esquecê-las!? Foram os momentos pulsantes do nosso encontro. Todos se envolviam, deixavam-se levar, se jogavam na proposta! Kkk. Quão especiais foram os momentos de risadas, como também os de reflexão. E não importava donde fosse, quantos estavam, fazendo chuva, sol ou vento, não importava o movimento pra todos entoarem em uma só voz: “ABRAÇO COLETIVO” !!! Um calor humano tão maravilhoso, com poder de elevar o espírito, todos gritando, todos cantando, abraçando, apertando, “vivendo a diversidade da juventude ambientalista no Brasil”, o nosso lema virara nossa filosofia de relação e interação uns com os outros.

No encontro, eu vi... O aquém e o além de um sonho, vi também que jamais haverão limites para sonhar. Depois de estar sempre distante fisicamente, o movimento mais lindo do Brasil, se via como um todo. A garra e firmeza em debater questões controvérsias com representantes do governo, eram surpreendentes. Todo momento era digno de vasta riqueza, não física, ou material. Mas sim, uma riqueza que ultrapassa os recônditos de nosso ser, aquela que muda o mundo.

A capoeira, a arte, o teatro, as múltiplas manifestações culturais, os GIN’s, as farras na noitada, as produções, as contradições, as concordâncias (os how’s), a construção do conhecimento como ponto focal de uma juventude ambientalista, fizeram e tornaram um sonho distante, em um I Encontro Nacional do Coletivo Jovem de Juventude e Meio Ambiente... Se a luta continua, estamos aí. Conversa fiada! Quem saiu de sua casinha, teve energias admiráveis para ajudar no que fosse preciso, quem faz parte dessa linda história - #CJ10Anos, os felizes que vieram à festa, quem conhece e sabe que tudo não é perfeitinho como está nessas reles palavras, nem como a maioria quer passar... Pra quê esconder a realidade? Quem é Coletivo Jovem de Juventude e Meio Ambiente, vive intensamente pregando e sabendo que a luta nunca hei de ter um fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário