terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cjs: Conheci o país através de cada pessoa que conheci!

"Os momento que vivi junto aos coletivos de jovens de meio ambiente foram praticamente um dos momentos mais enriquecedores e maravilhosos da minha vida, assim posso definir tanto no ambiento nacional como estadual. Conheci pessoas incríveis, únicas, foi um encontro com o Brasil, costumo dizer que conheci o país através de cada pessoa que conheci. Foram anos de militância, de luta, de esperança, de desejos, de sonhos, de atitudes, de vontades, de queres, de fazer acontecer, quanto aprendizado, quanta descoberta, quantos amigos ganhei, quanto aprendi e trago pra o meu profissional, em especial com o coletivo jovem de meio ambiente estadual (CJ-MA). Foi na militância junto aos coletivos jovens que aperfeiçoe e me descobri conhecendo e convivendo com a diversidade desse meu país, a cultura, o ambiental, o educacional, o jeito de ser de cada um, expressões, gestos, atitudes, verdades, uma mistura de sensações que me fez me perceber e me encontrar em cada uma delas. Foram muitos abraços, muitos risos, muitos gritos, muito carinho somados que juntos fizeram a família que foram e são os cjs-coletivo jovem de meio ambiente, hoje. Descobrir um respeito mútuo entre eu e o ser humano, entre eu e a natureza, o respeito entre a vida e o ser que vive, ensinamos e aprendemos muito junto a nossas escolas, junto aos educandos, professores e gestores, acompanhamos o processo socioeducativo construindo e praticando o socioambiental, ou seja, a educação ambiental de forma dinâmica e diferente, discutindo problemáticas democraticamente, encontrando soluções plausível. Vimos um Brasil, cuja as soluções dos problemas depende de cada um de nós, sabemos buscar e fazer valer nossos direitos de ir e vir, de respeitar e ser respeitado, de entender e compreender nossas limitações diante da natureza, preserva-la, conserva-la, cuidá-la, pensando nas futuras gerações. Guardo na lembrança cada um dos momentos que vivi, cada dialogo, cada discussão, cada conhecimento adquirido seja político, ambiental, educacional, dentre outros, mas o principal deles foi o quanto o ser humano é especial e encantador. De norte ao sul só tenho a agradecer a Deus por me permitir viver e conhecer pessoas tão inesquecíveis. Agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade única. Saudades sempre, vivo delas constantemente."
Elineusa Silva (Ex- militante do CJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário